sábado, 26 de novembro de 2011

Os princípios de treinamento de Stuart McRobert

Stuart Mcrobert. Este é um cara que todo bodybuilder devia conhecer. Seguidor da filosofia HIT (que prega treinos curtos, intensos e infrequentes), McRobert é autor de diversas publicações sobre o processo de hipertrofia muscular, onde condena os atuais preceitos de treinamento espalhados em boa parte das academias e ginásios do mundo.

‘’A menos que você tenha uma genética excelente para construção muscular, os métodos convencionais que prescrevem rotinas “split” (divididas), mais dias de treino do que dias sem treino na semana, vários exercícios isoladores, vários exercícios por grupo muscular, e muitas séries por treino, irão dar pouco resultado. Rotinas fullbody com muitos exercícios e com uma frequência alta também não são produtivas para a maioria dos praticantes. Centenas de milhares de pessoas são provas vivas desta realidade’’.

Basicamente, McRobert  diz que os métodos de treino passados atualmente pregam uma idéia equivocada, objetivando treinar quantas vezes for possível em detrimento do descanso, ou seja, os atletas de hoje estariam mais preocupados em obter cada vez mais estímulos para o corpo, ignorando a recuperação total do mesmo.



Indo na contra-mão de tudo isso, o autor prega sessões infrequentes de treinamentos (2 a 3 vezes por semana), onde treinaria-se o corpo inteiro com não mais de 3 a 5 exercícios compostos (Trabalho de panturrilha, antebraço e abdominal são incluídos também, mas como exercícios acessórios) e 3 a 5 séries executadas para cada exercício.

Os fisiculturistas da era clássica, como Steve Reeves e Reg Park, tinham treinos de corpo inteiro bem volumosos e em 3 vezes por semana, mas é bom saber que eles trabalhavam com o método Heavy-Medium-Light, onde treinaria-se pesado apenas uma vez na semana, diminuindo a intensidade do treino nos outros dois dias. Stuart prega que todo treino deve ser pesado o suficiente, mas sem esquecer a recuperação, por isso, dando um espaço de 2 a 3 dias de um treino a outro possibilitaria o total descanso para que ocorresse a hipertrofia.

Stuart adverte como é errôneo e perigoso acharmos que é possível obter um corpo de um fisiculturista profissional como Jay cutler ou Arnold Schwarzenegger, apenas com treino, dieta e suplementação normal, sem o uso de drogas.

‘’Os Bodybuilders de topo inspiraram milhões, mas também enganaram milhões. Eu acreditava que os únicos suplementos que a elite competitiva tomava eram vitaminas, minerais e batidos de proteína’’



Cansado dos fracos resultados e falsas orientações, McRobert pesquisou e aprofundou-se no melhor e mais saudável caminho para que pessoas como eu, ele e, provavelmente, você (desprovidos de genética favorável  disponibilidade total para treinar e sem uso de esteróides) pudessem realmente alcançar objetivos mais sólidos.

HARDGAINER

Segundo o próprio autor, hardgainer seria o termo utilizado para aquela pessoa que mesmo com treino, técnica adequada, disciplina e dieta não consegue resultados expressivos. O hardgainer seria  ‘’o fisiculturista típico que tem uma genética média e treina sem drogas. Na verdade, hardgainer é realmente um normalgainer, porque a maioria dos fisiculturistas possuem genética comum e treinam sem drogas’’. É claro que aquele que não treinar a sério e não se alimentar direito também não passará de resultados medíocres, mas aqui falamos daqueles que seguem os padrões normais de treinamento e mesmo assim, não conseguem ganhos expressivos.


‘’Quando eu era jovem, copiei os métodos de Arnold, mas eles não trabalham para mim porque eu não tinha sua genética excelente para o fisiculturismo, ou a sua assistência de drogas. Para ter uma chance de progredir decentemente, a maioria dos fisiculturistas devem treinar de forma muito diferente de como os grandes nomes fazem. Não use como modelo os treinos dos geneticamente dotados ou culturistas que recebem ajuda de drogas’’.

A ideia seria usar um exercício por grupo muscular, por isso deve-se escolher os movimentos compostos pesados , atingindo vários grupos musculares com um exercício, como  agachamento, Supino, Desenvolvimento, Remadas,Barra Fixa, Barras Paralelas, Levantamento Terra, Cleans, Press, Etc.... 





''Fisiculturismo e treinamento de força são algo bastante simples, mas isso não significa que seja fácil. O que realmente importa é ter foco em cargas progressivas com boa postura. Escolha alguns exercícios básicos que sejam os melhores para você, e então dedique-se por anos em ficar cada vez mais forte nesses exercícios."

A abordagem de McRobert visa utilizar os movimentos mais eficientes, utilizando-os como o núcleo de sua rotina. A sua rotina típica utiliza 3 a 2 compostos por treinamento, junto com alguns movimentos "acessórios", poucas séries, e descanso suficiente aliado com boa nutrição. Alternar dois treinos diferentes também seria uma boa opção.

Download de treinos sugeridos por Stuart McRobert: http://bit.ly/uQiW4e
Download do seu livro, Beyond Brawn: http://bit.ly/uPUzNI

Um comentário:

  1. Que delícia ler um texto desse!!! Extremamente coerente!! Obrigado pelo Blog!! Abraços

    ResponderExcluir