domingo, 18 de março de 2012

Controlando a descida.

Soltar o peso na fase negativa do movimento é um erro muito comum. A maioria das pessoas prioriza a primeira parte do movimento, não sabendo o quanto deixa de ganhar, não controlando o peso na descida. Quando executamos um exercício, promovemos uma série de ações musculares. No dia a dia, nosso corpo cria um ciclo destes movimentos de contração e alongamento, uma ação excêntrica precedendo uma  concêntrica.

Na fase concêntrica, encurtamos o músculo, por exemplo, ao  levantar um peso. Na estática,  seguramos o peso, quando o movimento chega em seu pico de amplitude e fazemos o caminho reverso para terminá-lo.

Na fase excêntrica, alongamos os músculos de volta, descendo o peso.  É nesta parte que devemos controlar o peso, descendo lentamente e de forma controlada.


Mas porque isso é tão importante?

Quando fazemos um movimento, na fase positiva ou negativa, acionamos um determinado número de unidades motoras para tornar a ação possível. Na fase negativa do movimento (excêntrica), o número de unidades motoras é relativamente menor que na positiva do movimento (concêntrica), produzindo mais força por unidade muscular, pois estará fazendo o trabalho que demandou mais unidades motoras antes na subida. Isso força o tecido muscular a se adaptar, maior e mais forte. Utilizando uma carga elevada em um número relativamente menor de fibras musculares, promovemos um maior dano, que, consequentemente, com a alimentação e descanso, resultarão em um anabolismo mais eficiente.


Benefícios das negativas controladas no movimento.
Aumento da força e hipertrofia
Melhor congestão de sangue 
Melhor circulação de nutrientes e metabolismo acelerado.

Usando as negativas com inteligência
1 - Nas ultimas séries, faça a negativa de forma extremamente lenta. Não faça em todos os exercícios, para não fadigá-los rapidamente.
2 - Peça ajuda de um parceiro nas fases positivas do movimento e faça esforço apenas na fase negativa. Por exemplo, no supino ou rosca direta, peça que ajudem a suspender o peso e controle a descida sozinho. Novamente, use esta técnica com prudencia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário