sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Bodybuilding sem descer do salto.

Devido a quantidade de material sobre o tema, abordarei musculação para gestantes e no período menstrual em um post futuro



Atualmente, as mulheres ultrapassam mais de 50% dos frequentadores nas academias. Essa é uma realidade comum, nenhuma novidade quanto a isso. É só olhar em qualquer academia, para perceber uma notável quantidade de mulheres ‘’puxando ferro’’. Mas nem sempre foi assim.

A musculação, de uns 30 anos para cá, era um universo quase que predominantemente masculino. Isso se devia ao fato da mulher ainda ser considerada um ‘’sexo frágil’’, além dos absurdos que eram difundidos sobre a musculação para mulheres, que caiam no conhecimento geral.

Aproveitando a deixa, vamos desmentir os piores?

‘’Não vou fazer musculação, porque vou ganhar muita massa muscular e ficar com ‘’corpo de macho’’

Primeiro que ninguém começa a explodir em uma montanha de músculos, de uma hora pra outra, levantando pesos. Até para os homens, que tem uma genética mais favorável e um nivel maior de testosterona, precisam se esforçar para que isso aconteça a longo prazo. Agora, imagine então para as mulheres?

‘’A musculação vai me fazer engordar, ou empredar a gordura’’

Dificilmente. A prática de exercícios resistidos, aliada a uma dieta equilibrada, fará com que o corpo ganhe massa magra. Quanto mais massa magra adquirida, maior a capacidade de queimar calorias. O aumento no metabolismo contribuirá neste processo, pois tanto no treinamento, quanto na regeneração da musculatura, haverá a queima de gordura corporal excedente. O que de fato ocorrerá é o aumento de peso. Isso ocorre porque músculos, que tem maior densidade e menos flacidez, pesam mais que gordura. Mas lembre-se que a dieta também é necessária para que não haja um desequilíbrio corporal.


Tonificação da musculatura, perda da flacidez, diminuição do colesterol, melhor fluxo sanguíneo, melhor definição e revigoração, além de combater a osteoporose são alguns dos benefícios que as mulheres podem retirar da prática da musculação.

Em relação ao treinamento, engana-se quem acha que há uma diferença significativa em relação ao treino masculino. Considerando as diferenças biológicas, o mesmo treino para homens pode ser prescrito para mulheres, observando certos detalhes.

É de conhecimento geral a preferencia das mulheres por exercitar os quadríceps, glúteos e tríceps (o ‘’músculo do tchau’’, que tanto as preocupa) da mesma forma como os homens tendem a se empenhar nos músculos superiores. Tal fato é de extrema relevância na hora da montagem do treinamento, pois foi observado que mulheres possuem igual (em alguns casos maior) força em membros inferiores que a média dos homens, além de melhor flexibilidade.

Importante salientar que, independente do sexo, todos os grupos musculares devem ser treinados. Logo, as damas que não gostam de exercitar ombros e braços, por medo de expandi-los desenfreadamente, devem se lembrar da proporcionalidade e do equilíbrio no desenvolvimento do corpo. Lembre-se que o corpo não trabalha de forma localizada, e sim sistematizada. Outra questão é a dor tardia, causada pelo rompimento das fibras musculares. Entendam que ela não é indicativo de lesão e, com o tempo, a mulher também ira se acostumar e entender a sensação tão bem quanto o homem.

Ter um corpo definido e sensual enche os olhos e a imaginação de qualquer mulher praticante de musculação, mas tenham em foco que, mais que os resultados estéticos, o preparo para obter um futuro com saúde é muito mais importante que uma mera satisfação estética. Recado dado, Lady's.

Aqui seguem alguns artigos úteis sobre o tema:
http://bit.ly/AOgqL
http://bit.ly/p4ID3P
http://bit.ly/5GzO5F

Nenhum comentário:

Postar um comentário