quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Esporte é saúde, competição é outra história.

Analisando esta frase de Fernando Marques, decidi escrever essa reflexão acerca do estilo de vida bodybuilding

Você não precisa competir, nem almejar ser um Mr. Olympia, para levar o bodybuilding a sério. Particularmente, não vejo muita graça nessas competições, mas, respeito muito atletas como Jay Cutler, Dexter Jackson e Branch Warren por sua garra e disciplina para chegarem ao condicionamento que chegaram.

 Não é meu objetivo falar mal do fisiculturimo esportivo. O que quero dizer é que a musculação não consiste, apenas, em competições ou impressionar em ruas ou palcos. Musculação é um estilo de vida saudável e eficiente. Quantos relatos você já ouviu de pessoas que melhoraram a auto estima praticando este esporte?

Qualquer tipo de esporte deve, ou deveria, prezar pelo bem estar do praticante. Se esse principio fosse respeitado hoje em dia, teriamos bem menos casos de bons atletas sendo punidos pelo uso de esteróides e recursos ergogênicos em geral.

Utilizando o meu exemplo, a musculação não só me ajudou a melhorar a minha estética e autoestima, como me deu um arcabouço teórico de que me orgulho. Apesar de não ser especializado na área, isso não me impediu de querer entender e compreender este mundo de gigantes.

Se depender de você, e muito dos que entendem disso concordarão, nunca pare de treinar, estudar e viver o bodybuilding. Mesmo que você nunca pense em levar para o lado profissional da coisa, lembre-se sempre de tudo que você aprendeu  levantando pesos: disciplina, força de vontade, determinação, abdicação e superação. Recado dado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário