quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Informação é poder.

Faça este rápido teste. Quantas pessoas você conhece dentro da academia que freqüenta? Com base no resultado, vamos a próxima pergunta. Quantas dessas pessoas tiveram resultados significativos? E por ultimo, quantas  se quer entendem o que estão fazendo quando realizam algum exercício lá dentro?

Arrisco dizer que o número inicial cairá bastante a medida que você se faz essas três perguntas. Hoje em dia, o nível de desconhecimento por parte daqueles que frequentam uma academia, buscando resultados hipertróficos, é absurdo. Muitos destes indivíduos nem ao menos sabem para que servem seus exercícios e, ainda por cima, se atrevem a modificar o treino montado por um profissional qualificado.

A não ser que você seja um privilegiado com uma genética monstruosa para ganhar massa muscular, nunca passará de ganhos medianos se não valorizar e se interessar pelo que você faz. Nem a melhor orientação do mundo vai ajudar um aluno que não põe esforço próprio em sua jornada. Nenhum esteroide anabolizante será capaz de superar um corpo construído naturalmente e com sabedoria.

É de praxe o ser humano culpar Deus e o mundo por seus fracassos, mas nunca admitir o erro a si próprio. Na musculação não é diferente. Mais de 50% das frustrações por falta de resultados tem como causa a falta de empenho de ‘’malhadores’’ afobados e desleixados. E quando digo empenho, quero dizer comprometimento, não treinar, treinar e treinar como se não houvesse amanhã para depois encher a cara na balada do fim de semana.

A falta de informação e instrução não é só prejudicial ao praticante do ponto de vista de que ele não evolua todo o seu potencial, mas também é um belo caminho para uma lesão muscular ou dano a sua saúde. Muitas vezes um pequeno detalhe, um erro minimo, seja na dieta ou no treino, pode comprometer todo o resultado  final.

Escute sempre o que seu instrutor tem a dizer e não tente incrementar o treino proposto ou partir para um caminho alternativo sem relativa bagagem e experiencia. Além disso, sempre pergunte pare ele qualquer duvida que tenha em relação ao seu treino, por mais boba que esta duvida pareça. Consulte profissionais da área médica e nutricional para checagem e se informar sobre alimentação. Sempre mantenha-se atualizado. Esqueça essa história de treinar sozinho em casa pois, além de perigoso, dificilmente ira gerar algum resultado.

O uso de suplementos alimentares, sem a devida orientação, pode levar a resultados indesejáveis, desde demasiado ganho de gordura até a problemas mais graves como pressão alta, desidratação e etc. Nunca, jamais, recorra a esteroides anabolizantes sem prescrição médica e mesmo com todo a suposta segurança, pense duas vezes antes de fazer o uso dessa ou de outra droga sintética.

Atualmente, é inacreditável a abundância de informação disponível na internet. Livros, artigos, vídeos e blogs com todos os tipo de material estão lá para quem quiser.  Se não tiver paciência para estudar algo que envolve seu próprio corpo, sua própria saúde, então não leia, não aprenda. Porém, se contente com seus resultados medíocres. Recado dado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário