quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O Básico e Primordial.

Há muito (e muito) discute-se a respeito de métodos, macetes e truques para maximizar o processo de crescimento muscular (hipertrofia). Entretanto, esta frequente procura por inovações, muitas vezes, nos leva a esquecer de principios básicos nos quais devemos pautar nossa estrada rumo ao objetivo.

Vendo alguns de meus colegas iniciantes, percebi uma sucessão de vícios e erros por parte deles ao tentarem turbinar seu treino sem o devido condicionamento ou orientação necessária. Álias, observo que a grande maioria se foca 100% no treinamento, seja passando horas dentro de uma academia, indo de domingo a domingo, subdividindo seus treinos ao máximo, utilizando exercicios avançados para o seu tempo de academia ou em excesso para o mesmo músculo, exagerando nos aérobicos, entre outros.

O que me leva a frisar que, o dia não começa nem termina dentro de uma academia. O que você vai fazer no tempo em que não está entre pesos e anilhas é tão importante quanto treinar vigorosamente até o ultimo suspiro. E é exatamente aqui que muitos pecam.

O musculo não cresce na academia. Não fique se achando com seus 3 ou 4 cm de braço adicionais obtidos após uma série de Rosca Direta. Em primeiro lugar, isso ocorre por causa do aumento de fluxo sanguíneo direcionado para o  tecido muscular proveniente dos exercicios, não se relacionando, diretamente,  com a verdadeira hipertrofia. O treino é o estimulo, a mensagem gritada na sua mente dizendo ‘’Cresça!’’, após esta seção entra em campo dois fatores fundamentais para o processo: alimentação e descanso.

Após o treino seu corpo está fatigado e suas fibras musculares danificadas. O organismo está suplicando por nutrientes e é ai que entra a chamada refeição pós treino. Seu corpo precisa repor o glicogenio muscular e começar o processo de recuperação dos musculos. Uma solução liquida contendo proteínas e carboidratos, misturados e em pó, é a mais indicada, pois será absorvida muito mais rapidamente comparada a uma refeição sólida.

É claro que suplemento é bom, mas não faz milagre. De nada adianta você tomar aquele Whey Protein com Maltodextrina se suas outras refeições do dia não forem equilibradas. Aqui vão algumas dicas sobre nutrição que você pode utilizar no seu dia-a-dia:

·         Se alimente de 3 em 3 horas.
·         Consuma no mínimo 2g de proteína por KG do seu peso.
·         Consuma mais calorias do que gasta.
·         Se alimente com qualidade, comer bem não é comer muito!
·         Beba bastante, de 2 a 3 litros de água por dia.
·         Não deixe de fazer as refeições principais, nem as substitua por suplementos.
·         Álcool? Esqueça amigo(a).
·         Proteina é a chave, mas não seja lesado cortando os carboidratos da sua dieta!

Por ultimo, e não menos necessário, o descanso. É quando dormimos e repousamos que nosso corpo começa  a trabalhar reconstruindo o tecido muscular tornando-o maior e mais forte. O indicado é dormir  7-8 horas por dia, além de alguns repousos intervalares. Não treine todos os dias, lembre-se que é na hora do descanso que seu corpo vai utilizar a argamassa ingerida.

Portanto, antes de tentar fazer o treino do Cutler ou do Coleman, repare se você está dando primordial atenção aos principios básicos da hipertrofia muscular. Seja disciplinado. Treine como um gladiador, coma como um monstro e durma como um recém-nascido. Os resultados virão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário